Glaucoma

Glaucoma é uma patologia ocular em que ocorre perda progressiva das fibras do nervo óptico com diminuição do campo visual, podendo em casos mais avançados causar perda total da visão. É considerada pela Organização Mundial da Saúde, a primeira causa de cegueira irreversível, acometendo milhões de pacientes anualmente, sendo que grande número desconhece ser portador.

Na maioria dos casos, o glaucoma está intimamente relacionado ao aumento de pressão intraocular, facilmente detectável em exame oftalmológico de rotina. Em alguns casos, a doença pode cursar com níveis de pressão dentro dos valores normais. Por haver fortes indícios de transmissão genética, é importante a avaliação dos familiares.

Para o diagnóstico, é essencial a realização de um exame detalhado do nervo óptico, verificação da pressão intraocular, além de outros sinais clínicos pertinentes aos vários tipos da doença. Exames complementares que avaliam o campo visual, camada de fibras nervosas, entre outros, auxiliam no diagnóstico e evolução da doença.

Com relação ao tratamento, dispomos de drogas (colírios) potentes, com posologia confortável, facilitando o uso e obtendo resultados satisfatórios. Na eventualidade de não se conseguir controle adequado com colírios, temos a opção das cirurgias antiglaucomatosas, sendo estas uma segunda escolha de tratamento, por serem invasivas.

Portanto, o exame oftalmológico de rotina levando ao diagnóstico precoce e o acompanhamento rigoroso constituem armas importantes na prevenção das sequelas irreversíveis.