Catarata

CATARATA

A catarata é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades e é responsável por 51% dos casos de cegueira do planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Apesar da maior incidência ser por conta da idade, essa doença também pode acontecer com crianças e bebês.

Os sintomas da catarata são:

– Sensação de visão nublada ou enevoada;
– Incomodo causado pelas luzes, tanto de dia quanto de noite;
– As cores estão opacas;
– Diminuição da acuidade visual;
– Mudança frequente de grau dos óculos.

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar avançada para a realização da cirurgia, mas hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação é que a cirurgia seja feita nas fases iniciais da catarata, pois o procedimento torna-se mais fácil e seguro. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia de catarata é realizada nos estágios iniciais. Portanto, o recomendável é que a cirurgia de catarata seja realizada logo que os primeiros sintomas apareçam.

Normalmente, a cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local com colírio anestésico e sedação, o que provoca sonolência para dar conforto e diminuir a ansiedade durante o procedimento. O procedimento é rápido (20 – 30 minutos) e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente acorda em poucos minutos sem dor e fica com um curativo transparente.

Os cuidados pós-operatórios compreendem o uso dos colírios indicados pelo oftalmologista especializado em cirurgia de catarata; repouso mínimo, que significa não pegar peso, não praticar atividade esportiva; não usar maquiagem por 10 dias; e uso de protetor acrílico durante o primeiro dia e para dormir durante uma semana.

A recuperação visual ocorre rapidamente. Em dois dias a maioria dos pacientes já possui acuidade visual ótima. Vale lembrar que isso pode variar em cada caso, de acordo com outras doenças oculares presentes e com a intensidade da catarata de cada um.