Skip links

Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Refrativa a laser é o precedimento cirúrgico para correção do “grau dos olhos” (miopia, astigmatismo e hipermetropia) feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser. Este tipo de cirurgia a laser pode ser realizada através do modo PRK ou do LASIK, dependendo da indicação para cada paciente. Atualmente, em nosso serviço utilizamos mais a técnica PRK devido sua segurança e previsibilidade dos resultados. O uso do laser torna a cirurgia rápida e com alto grau de precisão, permitindo o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais. Aparelhos de última geração associada à experiência do oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa tornam esta cirurgia segura e eficaz.

Durante a cirurgia refrativa a movimentação do olho é monitorada por um sistema rastreador chamado Eye Traker, o qual faz com que o laser seja aplicado no local correto, mesmo quando ocorrem pequenos movimentos oculares involuntários.

Antes de se submeter à cirurgia refrativa é necessário realizar um estudo completo do olho a ser operado com oftalmologista: refração adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, mapas paquimétricos e de superficial anterior e posterior da córnea, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intra-ocular, entre outros.

Portanto, para realização da cirurgia refrativa, um cuidadoso exame deve ser realizado além das devidas orientações e dúvidas devem ser esclarecidas.

O PRK é feito com colírio anestésico, é realizado um polimento para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser.
Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.

Apesar de extremamente precisa a cirurgia com Excimer Laser, com o passar do tempo existe a possibilidade de uso de óculos novamente.

O Laser Customizado é uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas. Criada a partir do sistema de comprimento de ondas ou “Wave-Front”, permite um tratamento mais preciso e personalizado para cada olho. Diferente da cirurgia refrativa convencional, que lapida a córnea, a customizada varre pequenas imperfeições de sua superfície, chamadas de aberrações.

Essas pequenas imperfeições podem explicar por que algumas pessoas continuam sem distinguir bem objetos à noite e vêem algumas manchas assimétricas mesmo depois da cirurgia refrativa e acham que necessitam de óculos novamente.

Portanto, essa tecnologia de última geração supera a convencional em diminuir as queixas noturnas e em ambientes de baixa luminosidade.

A superioridade desta tecnologia é melhor observada nos casos de astigmatismo e correções de olhos já operados que ainda mantém um desconforto visual, mas é indicada tanto para quem ainda não se submeteu a nenhuma intervenção quanto para os que já operaram e não estão satisfeitos.

© Copyright 2018. All Rights Reserved, Instituto Oftalmológico.

Return to top of page